Ferramentas e dicas de Jardinagem para cuidar você mesmo de seu Jardim.
Aqui na locamonte possuímos tudo para Jardinagem e para que você se dê bem nesta tarefa é preciso algumas dicas.
Cuidar do jardim parece simples, mas como todas as coisas também tem seus segredos. Para te ajudar a se preparar para cuidar das suas próprias plantinhas, seja no quintal de casa ou na varanda do apê, resolvemos preparar um post com algumas dicas práticas e úteis. Assim você consegue ficar por dentro do que precisa saber para entrar de cabeça neste hobby delicioso em plena primavera.
Antes de começar, é importante ter em mãos todas as ferramentas necessárias para mexer no jardim, então anota aí: luvas de jardinagem, tesoura de poda, pá, garfo, faca afiada e regador são itens simples e indispensáveis para quem sonha em cultivar alguma coisa em vasos ou no quintal. Depois de reunir as ferramentas necessárias, avalie e faça um levantamento das características do lugar onde você irá plantar. Condições do solo, ventilação e horas de sol/sombra são importantes para saber quais plantas são mais indicadas para seu espaço.
Existem plantas de meia sombra que vão super bem em varandas e jardins de inverno, mas também existem várias outras espécies que precisam de uma grande quantidade de sol para se desenvolverem fortes e saudáveis. Pesquise em sites especializados como o O Jardineiro, peça ajuda ao Google ou até mesmo a algum jardineiro para te auxiliar na busca por estas informações. Depois disso, faça uma lista com as plantas compatíveis com as condições do seu jardim/varanda e analise qual delas você deseja ter em casa.
Feito isso é chegada a hora de colocar a mão na massa — ou melhor, na terra. Para plantar sua muda no solo, abra um buraco no dobro do tamanho da raiz da planta e, enquanto isso, deixe-a dentro de uma bacia com água. Depois de cavar, encha o buraco com composto orgânico, fertilizante e terra e posicione a planta dentro dele, cobrindo toda a raiz até o começo do caule. Depois basta apertar a terra em volta e regar a planta, pra que ela fique assentada e certinha.
Para plantio em vaso, o processo é bem parecido. Coloque argila expandida ou brita no fundo do vaso para a drenagem, acrescente uma manta de poliéster e em seguida a terra com o composto. Depois basta colocar a muda dentro do vaso e acertar a terra em volta.
Agora que você já tem sua plantinha na terra, cuide bem da manutenção dela. Podas frequentes são necessárias para que ela sempre tenha energia para crescer forte e para eliminar partes atingidas por pragas. O ideal é fazer podas no talo, tirando o excesso, ao invés de cortar as folhas. Se informe sobre a frequência de podas que sua planta pede e cuide dela com carinho. =)
Também é necessário readubar as plantas, principalmente as que foram colocadas em vasos, para que a terra não fique pobre e prejudique o crescimento da sua verdinha. Preste atenção na hora de fazer a rega, tomando cuidado com o o excesso de água, que é super prejudicial e apodrece a raiz. Outro detalhe importante: regue suas plantas de manhã bem cedo ou a noite, nunca em sol forte. A água no solo acaba fervendo e matando a raiz; já nas folhas, as gotas funcionam como lupas, perfeitas para queimar as suas verdinhas com a ajuda do sol.
Gostou das dicas? O que você cultiva no seu jardim e quais são os cuidados que você considera indispensáveis?